A chegada do veleiro La Sofia ao porto de Vitória, que completa 150 anos neste sábado (17), marca o início da imigração italiana em massa no Brasil. Na embarcação vieram cerca de 400 passageiros, com o objetivo de trabalhar no cultivo de café no interior do Espírito Santo.
A maior parte desses pioneiros era oriunda do norte da Itália, mais especificamente das regiões de Vêneto e de Trentino-Alto Ádige. Abaixo, confira alguns de seus sobrenomes, com base em pesquisa do sociólogo Renzo Grosselli e dos livros de matrículas de colonos do Núcleo de Timbuhy (atual Santa Teresa), dentre outros documentos do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?