O WhatsApp testou, nesta quarta-feira (16), mais uma ativação de sua campanha de privacidade. Desta vez, o aplicativo contou com a ajuda da cantora Liniker, 30, que usou a ferramenta para produzir, de maneira privada, uma versão inédita de “When The Wind Blows”, música em inglês do cantor Gilberto Gil, 83.
Pela primeira vez, o lançamento da canção também aconteceu dentro da plataforma, em formato de visualização única para os seguidores do canal do artista. O resultado do trabalho foi lançado em uma amostra neste recurso de privacidade.
O videoclipe completo mescla bastidores da gravação da nova versão, com cenas das conversas entre Liniker e Gil, e momentos de desenvolvimento criativo da cantora. Além da música, o filme reforça as múltiplas camadas de proteção oferecidas pelo app e mostra, na prática, como o conteúdo compartilhado permanece acessível apenas às pessoas envolvidas – nem mesmo o WhatsApp pode ler ou ouvir essas mensagens.
Em 1982, Gilberto Gil gravou um álbum nos Estados Unidos que nunca foi lançado. O projeto foi engavetado, e as fitas master desapareceram, sendo encontradas apenas décadas depois. Agora, o mundo pode ouvir uma dessas músicas graças à colaboração entre os artistas, que se desenvolveu de forma privada e protegida pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp – um ambiente onde puderam trocar mensagens e o arquivo da música com total segurança.
O videoclipe da canção já está disponível no canal da cantora do YouTube e a música chega às plataformas digitais às 21h. A artista segue com a turnê internacional de “Caju”, com passagens previstas pelos Estados Unidos e Portugal. Liniker retorna para shows nacionais a partir de agosto de 2025.