O WhatsApp vai deixar de oferecer suporte a diversos modelos de celulares antigos a partir desta terça-feira (dia 1º). Os aparelhos impactados são aqueles que não atendem aos requisitos mínimos para rodar as versões mais recentes do aplicativo. A mudança afetará aparelhos com sistemas operacionais anteriores ao Android 5.0 ou ao iOS 15.1.
A decisão está em linha com a política de atualizações regulares da Meta, empresa dona do WhatsApp, que busca manter a segurança e o desempenho do aplicativo limitando seu funcionamento em dispositivos desatualizados ou vulneráveis, explicou a empresa ao Metro UK.
Confira os modelos afetados de cada uma das marcas
Samsung
- Galaxy S3
- Galaxy S4 Mini
- Galaxy Note 2
Motorola
- Moto G (1ª geração)
- Moto E (2014)
- Razr HD
Sony
- Xperia Z
- Xperia SP
- Xperia T
- Xperia V
LG
- Optimus G
- Nexus 4
- G2 Mini
Apple (com iOS 15.1 ou inferior)
- iPhone 5
- iPhone 5c
- iPhone 6 (se não tiver sido atualizado além do iOS 12)
Esses modelos, a maioria deles lançados há mais de 10 anos, não poderão mais abrir o aplicativo ou baixá-lo das lojas oficiais. Eles também não receberão mais atualizações de segurança e desempenho.
O que fazer para manter seu histórico e continuar usando o WhatsApp
A Meta anunciou que usuários com dispositivos afetados receberão notificações no aplicativo lembrando-os de atualizar o sistema operacional ou fazer upgrade para um novo aparelho.
Para evitar a perda de arquivos ou conversas, é recomendável fazer backup das mensagens. Para isso, acesse “Ajustes – Conversas – Backup” e siga os passos para fazer backup do histórico no Google Drive ou iCloud, dependendo do sistema operacional do dispositivo.
Como verificar a versão do sistema operacional
Para verificar se um telefone ainda é compatível com o WhatsApp , os usuários podem seguir estas etapas:
No Android: Configurações – Sobre o telefone – Versão do Android.
No iPhone: Ajustes – Geral – Sobre – Versão do software.
De acordo com o Metro UK , embora o número de pessoas afetadas não seja alto, elas são principalmente aquelas que conseguiram manter seus dispositivos em boas condições por uma década ou mais.
No entanto, riscos de segurança e falta de atualizações justificam , segundo a Meta, a cessação do suporte a esses modelos.