O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (17) que mudará o local da cerimônia de posse, em que ele faz um discurso à nação, para um local fechado no Capitólio devido à previsão de baixas temperaturas em Washington.
“Todos, até mesmo aqueles que inicialmente se opuseram à vitória do Presidente Donald J. Trump e à Administração Trump, só querem que isso [a posse] aconteça. É minha obrigação proteger o povo de nosso país, mas antes de começarmos, devemos pensar na própria posse”, disse.
A previsão do tempo de Washington é de temperaturas baixas a nível recorde, com máxima rondando -4ºC e a mínima podendo chegar a -13ºC. A sensação térmica deve ser ainda menor.
“Não quero ver ninguém ferido ou machucado de nenhuma forma. As condições são perigosas para as dezenas de milhares de policiais, socorristas, cães policiais e até cavalos, além de centenas de milhares de apoiadores que estarão ao ar livre por várias horas no dia 20”, prosseguiu o presidente eleito na publicação. E emendou: “Em todo caso, se você decidir vir, vá bem agasalhado!”.
Trump determinou, assim, que as “orações e outros discursos sejam feitos na Rotunda do Capitólio”, tal qual ocorreu na posse de Ronald Reagan, em 1985, também devido ao frio.
“Os diversos dignitários e convidados serão levados para o Capitólio. Será uma experiência muito bonita para todos, especialmente para o grande público televisivo!”, disse. “Abriremos o Capital One Arena na segunda-feira para a exibição AO VIVO deste evento histórico e para hospedar o desfile presidencial. Eu me juntarei à multidão no Capital One Arena após minha cerimônia de posse.”