spot_img
HomeMundoTrump apaga vídeo com menção a 'Reich unificado' - 21/05/2024 - Mundo

Trump apaga vídeo com menção a ‘Reich unificado’ – 21/05/2024 – Mundo

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump publicou um vídeo na última segunda-feira (20) com imagens de hipotéticos artigos de jornal comemorando uma vitória dele em 2024 e fazendo referência à “criação de um Reich unificado” sob o título “O que vem a seguir para os Estados Unidos?”. O vídeo foi deletado na manhã desta terça-feira (21).

A equipe de Trump, por meio de um comunicado, afirmou que o material havia sido postado por um membro da equipe enquanto Trump estava na sessão do julgamento contra ele em curso num tribunal de Nova York.

Postado no Truth Social, rede social fundada por Trump em 2022, o vídeo de 30 segundos apresentava artigos diagramados com o estilo de jornais do início do século 20. Aparentemente, foram reciclados textos de notícias sobre a Primeira Guerra Mundial, incluindo referências à “força industrial alemã” e “paz através da força”. Um artigo no vídeo afirma que Trump deportaria 15 milhões de migrantes em um segundo mandato.

A equipe de Biden acusou Trump de reproduzir a Alemanha nazista ao publicar o vídeo, dizendo em uma declaração nas mídias sociais que o post estava “prenunciando um segundo mandato de Trump”.

O termo “Reich” (império, em alemão) é frequentemente associado ao regime nazista de Adolf Hitler, que estabeleceu o que chamou de “Terceiro Reich”. A frase referente à “criação de um Reich unificado” é usada três vezes no vídeo. Numa delas, a referência parece ser ao Segundo Reich (1871-1918), extinto com a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial. “A força industrial alemã aumentou significativamente após 1871, impulsionada pela criação de um Reich unificado”, diz a gravação.

Trump também tem sido criticado em sua campanha por fazer eco à linguagem de líderes autoritários do passado, desumanizando seus oponentes políticos como “vermes” e prometendo que não seria um ditador, “exceto no primeiro dia”.

“Esse não foi um vídeo de campanha, foi criado por uma conta aleatória e repostado por um funcionário que claramente não viu a palavra, enquanto o presidente estava no tribunal”, disse Karoline Leavitt, porta-voz da campanha, em um comunicado. “O verdadeiro extremista é Joe Biden.”

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias