spot_img
HomeMundoSenado dos EUA aprova pacote de ajuda bilionário à Ucrânia - 13/02/2024...

Senado dos EUA aprova pacote de ajuda bilionário à Ucrânia – 13/02/2024 – Mundo

O Senado dos Estados Unidos, de maioria democrata, aprovou nesta terça-feira (13) um pacote de US$ 95,3 bilhões (R$ 472,2 bilhões) em ajuda a Ucrânia, Taiwan e Israel. O projeto segue para a Câmara dos Representantes, cujo presidente Mike Johnson afirmou na véspera que a Casa, controlada pelos republicanos, irá rejeitá-lo.

O pacote foi aprovado com 70 votos a favor e 29 contrários —eram necessários 60 votos para que o projeto avançasse. Vinte e dois republicanos se juntaram à maioria dos democratas para apoiar a medida.

“Há anos, talvez décadas, que o Senado não aprovava um projeto de lei com um impacto tão grande, não só na nossa segurança nacional, não só na segurança dos nossos aliados, mas também na segurança da democracia ocidental”, afirmou o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer.

A votação ocorreu pouco antes do amanhecer nos EUA e após oito republicanos considerados opositores linha-dura ao envio de ajuda à Ucrânia realizarem uma maratona de discursos ao longo da madrugada, que se estenderam por mais de seis horas em uma tentativa de esvaziar a Casa.

O presidente americano, Joe Biden, tem instado o Congresso a aprovar o envio de ajuda à Ucrânia e a parceiros dos EUA no Indo-Pacífico, incluindo Taiwan, há meses. Após o ataque do Hamas em 7 de outubro a Israel, o líder democrata incluiu, no mesmo pacote, recursos para Tel Aviv, o maior aliado de Washington no Oriente Médio, numa medida que, segundo analistas, buscou acelerar a votação do projeto.

Schumer disse acreditar que a medida receberá o mesmo apoio bipartidário na Câmara se for enviada à votação. Mas o projeto de lei parece enfrenta obstáculos para chegar ao plenário da Casa, cujo presidente, o republicano Mike Johnson, vem criticando o texto por não incluir recursos para conter o fluxo recorde de migrantes que atravessam a fronteira entre os EUA e o México.

Diante da migração recorde na região, guiada especialmente por pessoas de países da América Central, republicanos colocaram a agenda migratória como moeda de troca e forçaram democratas a negociarem na área para fazer avançar o pacote de ajuda externa.

O presidente Joe Biden, que busca a aprovação da ajuda à Ucrânia há meses, afirmou na sexta-feira (9) que o Congresso seria culpado de “negligência” se não aprovasse a medida. Autoridades ucranianas vêm alertando há meses sobre a escassez de armas em um momento em que a Rússia avança com ataques renovados.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias