spot_img
HomeMaceióRios e lagoas transbordam e deixam municípios alagoanos em alerta após chuvas

Rios e lagoas transbordam e deixam municípios alagoanos em alerta após chuvas

O aumento dos níveis de lagoas e de rios deixou municípios do interior alagoano em estado de alerta, com o transbordamento ou risco de transbordo causado pelas fortes chuvas. A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) monitora a situação e disponibiliza o quadro hidrológico em tempo real no site do órgão.

Segundo a atualização na manhã desta segunda-feira (30), o Rio Camaragibe está “muito cheio” e pode transbordar nas regiões mais baixas, como Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe. Em São Miguel dos Campos, o nível do Rio São Miguel voltou a subir, rapidamente, à taxa de 12 cm por hora, e transbordou. A previsão é que haja estabilização no começo da tarde.

Imagens enviadas ao TNH1 mostram a situação do município de São Miguel dos Campos, após o transbordamento. No vídeo é possível ver o volume de água acima do normal e pessoas descarregando móveis de caminhões para preservar os itens. Algumas áreas já foram evacuadas e moradores estão em abrigos da prefeitura. Confira:

Já no Rio Coruripe foram registradas cotas elevadas em Limoeiro de Anadia, depois do nível subir rapidamente nas últimas horas, com taxa média de 50 cm/h. Posteriormente, desceu e estabilizou, mas o volume continuava alto até a publicação da reportagem.

As lagoas Mundaú e Manguaba continuam subindo de nível devido ao aporte das águas dos rios Mundaú, Paraíba e Sumaúma. A Lagoa Manguaba registrou um transbordamento significativo no Pilar. Em Marechal Deodoro, o nível está a apenas 15 cm de transbordar, com tendência de ultrapassar o limite entre o final da tarde e início da noite.

E um grande volume de água segue desaguando na Manguaba, o que amplia as áreas alagadas no Pilar e aproxima o nível da lagoa do transbordamento em Marechal.

Rio Paraíba estável e demais sem risco

De acordo com a Semarh, o Rio Paraíba apresenta estabilização na parte alta, entre Quebrangulo e Viçosa, e iniciou o rebaixamento. Na baixa, entre Cajueiro e Atalaia, o nível segue elevado, mas sem risco de transbordamento.

Os demais rios monitorados estão estabilizados ou com pequenas elevações, sem risco de transbordo, no momento.

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias