spot_img
HomeMundoQuem são as vítimas das enchentes repentinas no Texas - 06/07/2025 -...

Quem são as vítimas das enchentes repentinas no Texas – 06/07/2025 – Mundo

A enchente repentina no rio Guadalupe, no centro do estado Texas, nos Estados Unidos, matou pelo menos 52 pessoas, incluindo 15 crianças desde sexta-feira (4). Cerca de 27 meninas do Camp Mystic, um acampamento cristão de verão só para meninas, ainda estão desaparecidas.

As equipes de resgate estiveram procurando no rio no sábado, seguem neste domingo (6), e o número de mortos deve aumentar. Aqui está o que se sabe sobre as pessoas que morreram.

Julian Ryan

Exausto após uma longa noite trabalhando como lavador de pratos em um restaurante local, Julian Ryan, 27, dormia em seu trailer em Ingram, Texas, quando o rio Guadalupe, nas proximidades, atingiu a porta da frente de sua casa na madrugada de sexta-feira (4).

Quando ele e sua noiva, Christinia Wilson, acordaram, a água já chegava aos tornozelos. Sua mãe, Marilyn Ryan, e seu filho de 6 anos já haviam corrido para o quarto em busca de segurança.

Em um piscar de olhos, disse Wilson, a água já chegava à cintura; a porta da frente havia se aberto e o rio invadiu a casa. Seu colchão começou a flutuar, então eles colocaram seu filho de 13 meses e o menino de 6 anos em cima dele. A porta do quarto ficou presa devido à pressão da água do outro lado.

Em pânico, Julian tentou quebrar uma janela para que pudessem escapar. Mas o vidro afiado cortou quase todo o seu braço, fazendo-o sangrar muito, disseram Wilson e Marilyn Ryan no sábado em uma entrevista por telefone.

Elas ligaram para o 911 —serviço de emergência— várias vezes, mas ninguém veio, disseram as duas mulheres. Com a água subindo até o queixo, as mulheres gritaram por socorro enquanto Julian começava a perder a consciência, afirmaram. “Ele havia perdido muito sangue e sabia que não iria sobreviver”, disse Wilson. “Ele disse: ‘Eu te amo. Sinto muito’. Em poucos minutos, ele se foi.”

Wilson disse que o trailer foi partido ao meio pela força da água, mas todos na família, exceto Julian, sobreviveram. “Ele era o melhor pai e sempre foi uma pessoa muito feliz, que nunca se recusava a ajudar as pessoas, não importava o custo”, disse ela. “Ele morreu tentando nos salvar.”

Blair e Brooke Harber

Duas irmãs jovens, Blair e Brooke Harber, estavam hospedadas em uma cabana ao longo do rio Guadalupe com seus avós quando a estrutura foi levada pela enchente, de acordo com o reverendo Joshua J. Whitfield, pastor da igreja St. Rita Catholic Community, em Dallas. Blair, 13, estava prestes a entrar na oitava série na escola St. Rita. Brooke, 11, estava prestes a entrar na sexta série na mesma escola.

As duas meninas morreram e seus avós ainda estão desaparecidos, disse o pastor no sábado em uma carta que enviou aos paroquianos. Seus pais —Annie Harber, especialista em ensino da primeira e segunda séries na St. Rita, e RJ Harber— estavam hospedados em outra cabana e estão bem, disse ele.

“Em momentos como este, somos lembrados da fragilidade da vida e do poder duradouro da fé”, escreveu Whitfield em sua carta, acrescentando: “Vamos honrar as vidas de Blair e Brooke, a luz que elas compartilharam e a alegria que trouxeram a todos que as conheceram”. Uma cerimônia de oração pelas meninas e pelas pessoas afetadas pela tragédia foi realizada na igreja na tarde de sábado.

Katheryn Eads

Katheryn Eads, 52, morreu após ser levada pela enchente, disse seu marido, Brian Eads, em uma breve ligação telefônica no sábado.

O casal foi acordado pela água que os cercava dentro de seu veículo de lazer, disse Eads. Eles conseguiram sair e um homem que dirigia outro veículo ofereceu-lhes uma carona. Eles conseguiram atravessar a rua quando o veículo em que estavam parou, disse Eads. O casal foi levado pela água para fora do caminhão. Eads disse que foi atingido na cabeça por detritos e perdeu sua esposa. Ele sobreviveu segurando-se em uma árvore até chegar a terra firme.

Sarah Marsh

Sarah Marsh, uma aluna de 8 anos da Cherokee Bend Elementary em Mountain Brook, Alabama, era uma das campistas do Camp Mystic em Hunt, Texas.

Em uma declaração publicada online, Stewart Welch, prefeito de Mountain Brook, um subúrbio de Birmingham, confirmou que Sarah estava entre as vítimas da enchente e disse que a cidade estava de coração partido. “Esta é uma perda inimaginável para sua família, sua escola e toda a nossa comunidade”, escreveu. “A morte de Sarah é uma tristeza compartilhada por todos nós, e nossos corações estão com aqueles que a conheciam e amavam.”

Em uma mensagem de texto no sábado, a avó de Sarah, Debbie Ford Marsh, disse que os pais da menina não estavam em condições de falar e se recusou a comentar em nome da família. Mais cedo, no Facebook, ela postou: “Sempre nos sentiremos abençoados por ter tido esse lindo e corajoso raio de luz em nossas vidas. Ela viverá para sempre em nossos corações!”

Janie Hunt

Janie Hunt, 9, de Dallas, morreu na enchente, disse sua avó Margaret Hunt em uma entrevista. Janie também estava participando do Camp Mystic. Era sua primeira vez lá, e ela participou junto com seis de seus primos, que estão bem, disse Hunt.

Hunt disse que estava em Vermont quando recebeu uma ligação de sua filha, Anne Lindsay Hunt, contando-lhe sobre a enchente. Os pais de Janie dirigiram até a Ingram Elementary, o centro de encontro, onde foram orientados a ir à funerária e identificar sua filha. Janie, bisneta do magnata do petróleo William Herbert Hunt, era a mais velha de três filhos.

Bobby e Amanda Martin

Bobby Martin, 46, e sua esposa, Amanda, 44, estavam entre os mortos, segundo o pai de Bobby, John Keith Martin. O casal, de Odessa, Texas, estava acampando às margens do rio Guadalupe quando seu trailer foi levado pela enchente. O pai de Martin disse que um de seus netos e a namorada estavam com o casal e ainda estavam desaparecidos.

“Ele era um homem aventureiro e extrovertido. Ele tinha muitos bons amigos, porque era um bom amigo”, disse John Keith Martin sobre seu filho. “Ele é simplesmente incrível.”

Jane Ragsdale

Jane Ragsdale, diretora e coproprietária do acampamento de verão Heart O’ the Hills, no condado de Kerr, está entre as vítimas fatais confirmadas na enchente, de acordo com um comunicado publicado no site do acampamento. Nenhum campista estava no local quando a enchente aconteceu.

“Nós, do acampamento, estamos chocados e profundamente tristes com a morte de Jane”, disse o comunicado. “Ela personificava o espírito do Heart O’ the Hills e era exatamente o tipo de mulher forte e alegre que o acampamento buscava desenvolver nas meninas que nos eram confiadas a cada verão.”

Ragsdale, que se tornou diretora do acampamento em 1988, começou como campista e mais tarde se tornou conselheira.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias