A histórica classificação do Al-Hilal na Copa do Mundo de Clubes, após derrotar o badalado Manchester City, teve um personagem que pode ter passado despercebido pelos olhos de quem assistiu ao jogo, porém foi muito importante para o equilíbrio defensivo dos árabes: Kaio César. O jovem alagoano foi líder em desarmes do confronto, ao lado do zagueiro Koulibaly, e foi determinante para causar problemas para o técnico Pep Guardiola.
Estreante na competição justamente no confronto diante dos ingleses, Kaio César entrou aos 19 minutos do segundo tempo, na vaga do atacante brasileiro Malcom, quando a partida estava 2 a 2. Ele foi peça crucial de Simone Inzaghi para ajudar a segurar pressão dos Citizens pelo lado direito do campo. No apito final da prorrogação, deu Al-Hilal por 4 a 3.
O estado de Alagoas, berço da Rainha Marta e de outros personagens importantes para o futebol brasileiro e mundial, como o zagueiro Pepe, ídolo em Portugal, e os atacantes Aloísio Chulapa e Roberto Firmino, tem agora Kaio César, que pode ser uma possibilidade de futuro para a Amarelinha.
Trajetória do alagoano
Com 21 anos e nascido em Maceió, o atacante já ganhou a medalha de ouro pela seleção de base, durante os Jogos Panamericanos de 2023, realizados em Santiago, no Chile. À época, ele defendia as cores do Coritiba, clube que o formou como atleta. Ele chegou ao Coxa ao 14 anos e ficou por seis temporadas.
Em 2023, Kaio César disputou a Série A do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e o Campeonato Paranaense com o elenco profissional. Ele chegou a fazer 36 jogos, sendo 17 como titular. Também fez três gols, sendo dois no estadual e um na copa nacional.
No ano seguinte, o alagoano foi emprestado para o Vitória Guimarães, de Portugal, fez 14 jogos na reta final da temporada 2023/2024 e foi titular em cinco oportunidades. Ele não chegou a participar diretamente de gols.
As atuações garantiram a negociação do Coritiba com o clube português, que investiu cerca de 4,3 milhões de euros no atleta. Na última temporada, ele disputou 33 jogos, marcou quatro vezes e deu oito passes para gols.
Chegada no Al Hilal
Os números de Kaio César chamaram a atenção dos árabes que investiram 9 milhões de euros em janeiro deste ano para a reta final da temporada. Mesmo recém-chegado no clube, já participou de 19 jogos, fez 3 gols e deu três assistências.
No entanto, no mês de maio, uma lesão no tendão da coxa quase o deixou de fora da Copa do Mundo, mas ele se recuperou e ficou à disposição justamente na fase do mata-mata contra o time inglês.
Números contra o City
De acordo com o site de estatísticas Sofascore, Kaio César teve quatro desarmes no jogo, mesmo número do zagueiro Koulibaly. Outros jogadores chegaram próximo com três desarmes, como o zagueiro do City, Ruben Dias, e o lateral-direito do Al Hilal, João Cancelo.
Ofensivamente, Kaio não conseguiu ser tão eficiente quanto na defesa. Ele teve apenas 28 ações com a bola, tentou 7 passes e acertou apenas quatro. Kaio também teve um chute para fora. Além disso, também tentou três dribles, mas não completou nenhum.
Com Kaio em campo na prorrogação, o Al-Hilal fez dois gols com Koulibaly e Marcos Leonardo. O City também marcou um com Phil Foden, mas não foi suficiente. Com a vitória, os árabes vão enfrentar o Fluminense, pelas quartas de final do Mundial de Clubes.
Postagem nas redes sociais
Após a partida, o alagoano fez uma publicação nas redes sociais e comentou sobre fazer história. Ele também celebrou o retorno aos gramados após a lesão.
Voltar a atuar depois de uma lesão difícil e fazendo uma linda história com esse clube gigante de uma torcida maravilhosa é mais um sonho sendo realizado, Deus é e sempre foi fiel na minha vida, vamos que podemos muito mais, YALLA HILAL! 💙
*Estagiário sob supervisão