Depois de 11 dias de operação, a metade restante do ônibus que despencou da Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi retirada na noite dessa sexta-feira (04). Por conta da dificuldade do trabalho, o veículo precisou ser cortado ao meio e a primeira parte foi içada na quarta-feira (02).
Imagens enviadas ao TNH1 mostram os momentos finais do trabalho, realizado por uma empresa terceirizada de guinchos com o apoio do Corpo de Bombeiros de Alagoas. Os trabalhadores comemoram ao final, quando o serviço é concluído. Confira no vídeo abaixo:
O ônibus estava no local desde o dia 24 de novembro de 2024, mais de sete meses atrás, quando aconteceu a tragédia. O veículo, que transportava 48 pessoas para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, caiu em uma ribanceira de 400 metros, resultando na morte de 20 pessoas e deixando diversos feridos.
A operação para retirada começou em 25 de junho. Devido às dificuldades no local, foi necessário dividir o ônibus em duas partes. A ação também contou com equipes das polícias Civil e Científica.
Acidente durante a retirada
Um motorista de um caminhão-guincho sofreu um acidente durante a operação de remoção do ônibus, no final da tarde da quarta-feira (25). Segundo informações apuradas pelo TNH1, o cabo de aço do guincho que puxava o ônibus rompeu, causando impacto no veículo em que o motorista estava.
Ele sofreu um efeito “chicote”, termo usado para descrever o movimento brusco do corpo, ficou com dores no pescoço e o trabalhador foi levado ao Hospital Regional da Mata (HRM). O motorista passou por avaliação médica e já foi liberado.
O acidente
O ônibus envolvido, cedido pela Prefeitura de União dos Palmares, seguia em direção ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, local do projeto Pôr do Sol na Serra, que reunia atrações culturais aos domingos daquele mês.
Segundo um dos sobreviventes, o motorista – identificado como Luciano de Queiroz Araújo – teria parado o veículo após o estouro de uma mangueira de ar e pedido que os passageiros descessem, para aguardarem a chegada de outros grupos participantes do projeto.
No entanto, segundos após a abertura da porta, o motorista – que está entre as vítimas – perdeu o controle do ônibus, que despencou em uma área de mata, caindo de uma ribanceira de aproximadamente 400 metros.
Veja, abaixo, as vítimas:
- Alaide Tereza de Jesus, 84 anos;
- Andrielly Rafaella de Santana da Silva, 14 anos;
- Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos;
- Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos;
- Ivone Clemente da Silva, 37 anos;
- Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos;
- José Cícero Aquino da Silva, 50 anos;
- Josefa Marcelino, 45 anos;
- Linelenes Florêncio dos Santos, 38 anos;
- Luciano de Queiroz Araújo, 47 anos;
- Lourinete Figueiredo Batista, 53 anos;
- Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos;
- Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos;
- Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos;
- Pedro Manoel da Silva, 65 anos;
- Rosimeire Barros da Silva, 54 anos;
- Saulo Hermínio da Silva, 24 anos;
- Sebastião Azevedo Alves, 73 anos;
- Thamires Caroline da Silva, 35 anos;
- Vandilma Floro de Gouveia Melo, 57 anos.