spot_img
HomeMundoNa véspera dos 90, dalai-lama quer viver mais 30/40 anos - 05/07/2025...

Na véspera dos 90, dalai-lama quer viver mais 30/40 anos – 05/07/2025 – Mundo

O 14º dalai-lama, que completará 90 anos no domingo, afirmou neste sábado (5) que sonha em viver mais “30 ou 40 anos”. A fala aconteceu em uma cerimônia na qual o líder budista rezou com milhares de seus seguidores tibetanos, que também estão exilados na Índia.

O som dos tambores e cornetas cerimoniais ressoou em um templo localizado em McLeod Ganj, nas encostas do Himalaia, enquanto um coro de monges entoava cânticos para desejar longa vida a Tenzin Gyatso, que seus fiéis consideram a atual reencarnação do dalai-lama.

O líder espiritual budista pareceu bem disposto durante a cerimônia, à qual compareceu poucos dias depois de confirmar que a instituição que representa, com 600 anos de história, continuará após sua morte. “Até agora, fiz tudo o que pude e, com a bênção contínua de Avalokiteshvara (um protetor espiritual budista), espero viver mais 30 ou 40 anos”, afirmou.

Tenzin Gyatso, nascido em 6 de julho de 1935, foi ungido como a 14ª reencarnação do dalai-lama aos dois anos de idade. Desde 1959, ele vive exilado na Índia, depois que as tropas chinesas reprimiram uma revolta em Lhasa, capital do Tibete.

A declaração de quarta-feira (2) de que a instituição do dalai-lama continuará após sua morte aliviou os seguidores do monge ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Em seu discurso, o líder espiritual especificou que a responsabilidade de designar seu sucessor “recairá exclusivamente” sobre o Ganden Phodrang Trust, seu escritório na Índia.

A China, que considera o dalai-lama um rebelde separatista, emitiu uma resposta rápida e declarou que seu sucessor deve ser aprovado pelo governo central de Pequim.

Em geral, discussões sobre a reencarnação não costumam ocorrer enquanto um monge ainda está vivo, mas seguidores de Gyatso alertam sobre a necessidade de fazê-lo agora devido a alegadas tentativas de interferência do governo chinês.

O ator de Hollywood Richard Gere, que há anos apoia os tibetanos no exílio, foi uma das milhares de pessoas que participaram das comemorações. “Há algo na causa tibetana que comove as pessoas e, sem dúvida, uma parte fundamental disso é Sua Santidade o dalai-lama”, declarou Gere durante as comemorações na quinta-feira (3).

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias