spot_img
HomeMundoMinistro da China é investigado sob suspeita de corrupção - 15/09/2023 -...

Ministro da China é investigado sob suspeita de corrupção – 15/09/2023 – Mundo

O ministro da Defesa da China, Li Shangfu, 65, que não é visto em público há mais de duas semanas, está sendo investigado sob suspeita de corrupção, segundo autoridades ouvidas pela agência Reuters.

A investigação diz respeito a irregularidades em compras de equipamentos militares. A Reuters não obteve detalhes sobre quais aquisições estavam sob escrutínio. Ao menos oito funcionários de alta patente da unidade que Li liderou de 2017 a 2022 são suspeitos de terem participado do esquema.

Segundo o jornal britânico Financial Times, Li foi afastado do cargo —ele havia sido nomeado ministro em março. As investigações são conduzidas pela Comissão Central de Inspeção Disciplinar, poderoso órgão de vigilância do Partido Comunista Chinês.

Mais cedo, o Financial Times publicou que autoridades americanas suspeitavam da investigação. A notícia foi divulgada após o embaixador dos Estados Unidos no Japão, Rahm Emanuel, escrever nas redes sociais que Li não era visto há quase três semanas. A última aparição pública do chinês aconteceu em 29 de agosto, quando ele fez um discurso de abertura num fórum sobre segurança em Pequim com nações africanas. Antes, ele esteve na Rússia e em Belarus, aliadas da China na chamada Guerra Fria 2.0.

Nas últimas semanas, porém, Li faltou a reuniões com líderes de defesa do Vietnã e de Cingapura, o que alimentou questionamentos sobre as razões do “desaparecimento”. Procurado, o Ministério das Relações Exteriores chinês disse nesta sexta que não estava a par da situação. O Conselho de Estado e o Ministério da Defesa da China também não responderam aos pedidos de comentários. Li não foi encontrado.

Nos últimos meses, o líder chinês, Xi Jinping, lançou uma nova campanha para combater a corrupção nas Forças Armadas, num sinal de que o esforço para exercer controle rígido sobre os militares feito pelo dirigente no posto há mais de uma década não estava surtindo o efeito desejado.

Em ao menos duas reuniões de alto nível em Pequim no mês de julho, Xi disse a líderes militares que eles precisavam “se concentrar em resolver os maiores problemas que persistem nas organizações partidárias em todos os níveis, visando impor a liderança absoluta sobre as Forças Armadas”.

Na ocasião, a Comissão Militar Central (CMC), o órgão superior de liderança militar presidido por Xi, pediu o estabelecimento de “um sistema de aviso precoce de riscos à integridade nas Forças Armadas”. O órgão ainda anunciou uma investigação sobre corrupção na aquisição de equipamentos nos últimos seis anos.

Desaparecimentos repentinos de funcionários ligados ao regime são frequentes na China e, muitas vezes, associados a problemas políticos. Em julho, Pequim oficializou a saída de Qin Gang do cargo de ministro das Relações Exteriores depois que seu “sumiço” alimentou uma série de rumores, incluindo um relacionamento extraconjugal e o envolvimento em casos de espionagem. Ele foi substituído pelo antecessor, Wang Yi.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias