spot_img
HomeMaceiómenina relata fuga de enchente em acampamento nos EUA

menina relata fuga de enchente em acampamento nos EUA

“A água subiu até a porta e só conseguimos sair quebrando a janela”. A empresária Kristin Holstein Gish usou suas redes sociais para compartilhar o relato de sua filha, Clementine, 9 anos, sobre o que aconteceu no Camp Mystic durante os alagamentos no Texas. As chuvas deixaram ao menos 30 mortos. Os corpos de quatro meninas do camping foram identificados, e outras 26 continuam desaparecidas.

“Foi um pesadelo”, disse Kristin, mãe de Clementine. Em suas redes sociais, ela contou que a madrugada de sexta-feira para sábado foi de desespero absoluto para sua família. “Minhas meninas voltaram, mas alguns amigos ainda não têm notícias de seus filhos. É uma tragédia que vai além das tragédias”, escreveu.

A filha detalhou como foi o momento da evacuação, quando a água já havia invadido as cabines. “A água subiu até a porta. A única saída foi quebrar a janela de trás e sair por ela.

Eram 3 da manhã e eu não conseguia encontrar meus sapatos. Eu estava com muito medo, mas continuei”, disse Clementine. As meninas escalaram uma colina e, com a ajuda de uma das responsáveis, tentaram se proteger da chuva até o amanhecer.

Para escapar, as crianças se machucaram e enfrentaram o frio. Clementine contou à mãe que teve medo de morrer e que saiu do alojamento descalça. “As pedras machucavam muito meus pés, e eu estava com muito frio, tremendo. Quando chegamos ao topo da montanha, ficamos todos encolhidos, tremendo e cantando no escuro. Mãe, eu achei que ia morrer de tanto medo.”

As chuvas continuaram intensas na região durante toda a madrugada. Clementine disse que os trovões e relâmpagos eram ensurdecedores. Com a chegada do dia, e um pouco de luz para guiá-las, as meninas conseguiram se abrigar no refeitório. “Ficamos sentadas no escuro. Conseguiram roupas secas para mim. Todos nós só ficamos ali, esperando e esperando por horas. Depois, disseram que iríamos embarcar em helicópteros”, contou.

A mãe de Clementine agradeceu à orientadora das crianças pelas ações durante o resgate. A filha disse que Annabelle foi maravilhosa. “Annabelle, você é uma heroína. Nossas orações vão para os que ainda estão desaparecidos. Oramos pelos que foram resgatados. Oramos pela família Eastland. Dick Eastland [diretor do acampamento, que morreu nos alagamentos], você foi um herói. Tudo isso é doloroso demais”, declarou Kristin.

CORPOS DE QUATRO MENINAS FORAM ENCONTRADOS

Pelo Facebook, o tio de Renee Smajstrla, 8, anunciou que o corpo dela havia sido localizado.

“Obrigado a todos os nossos amigos e familiares por todas as orações e mensagens. A Renee foi encontrada e, embora não tenha sido o desfecho pelo qual oramos, a mobilização nas redes sociais provavelmente ajudou os socorristas a identificá-la rapidamente”, escreveu Shawn Salta.

Horas antes, a tia da garota havia feito um pedido de oração na mesma rede social. “Estendo este pedido à minha comunidade do Facebook para que nos ajude com pensamentos positivos e orações para que minha sobrinha, Renee, volte para casa sã e salva. Ela é uma das desaparecidas do Camp Mystic. Se puder, junte-se a nós em oração por seu retorno em segurança. O poder da oração é a força mais poderosa deste mundo”, escreveu Michelle Freed Salta.

A família confirmou a localização do corpo ao jornal “The Washington Post”. Ainda pelo Facebook, o tio de Renee pediu que continuem as orações pelas outras famílias afetadas.

“Somos gratos por saber que ela estava com os amigos e vivendo um dos melhores momentos de sua vida, como mostra essa foto desta sexta-feira (04). Ela estará para sempre vivendo sua melhor versão no Acampamento Mystic. Pedimos que continuem orando pelas outras famílias em Kerrville”, publicou.

A avó de Sarah Marsh também usou o Facebook para confirmar a morte da menina de 8 anos.

“Nossa Sarah se foi”, escreveu em uma publicação. Em seguida, fez um post mais longo com diversas imagens da menina. “Obrigado por todo o amor e pelas mensagens de carinho! Sempre nos sentiremos abençoados por termos tido esse lindo e vibrante raio de luz em nossas vidas. Ela viverá para sempre em nossos corações! Te amamos muito, doce Sarah”, publicou.

Os corpos de Janie Hunt e Lila Bonner, ambas de 9 anos, também foram localizados. Na sexta-feira, após a catástrofe, a mãe de Janie disse à CNN que ainda não tinha informações, que estava “apenas rezando”. A família de Lila pediu privacidade em meio ao “luto inimaginável”. “Sentimos dor por todos que a amaram e estamos orando incessantemente para que outros sejam poupados desta perda trágica”, declararam familiares à CNN.

CHUVA DEIXOU RASTRO DE DESTRUIÇÃO E MORTES

Ao menos 29 pessoas morreram nas enchentes em Kerrville – 18 adultos e nove crianças. O xerife do condado, Larry Leitha, informou que outras oito pessoas ficaram feridas e pelo menos 850 foram resgatadas pelas autoridades. As águas começaram a subir na manhã desta sexta-feira (04) e atingiram casas e um acampamento de verão. Além das meninas, há mais desaparecidos, mas a quantidade exata ainda é desconhecida.

Vice-governador do Texas pediu que a população faça orações pelas meninas desaparecidas.

“Daquelas de se ajoelhar mesmo, para que a gente encontre essas meninas”, afirmou Dan Patrick.

Pais buscam notícias dos filhos nas redes sociais. Familiares compartilharam mensagens desesperadas e imagens das crianças em perfis e grupos online, na tentativa de encontrar informações. Parentes se dirigiram a centros de reunião para localizar os familiares.

A diretora de um outro acampamento de meninas morreu nas enchentes. O anúncio foi feito pela administração do Heart O’ Hills, que fica em Hunt, também no Texas. No comunicado, o acampamento afirmou que Jane Ragsdale era o “coração e alma” do local e que está de “luto pela perda de uma mulher que influenciou inúmeras vidas”. O acampamento não estava funcionando no momento da inundação. “Maioria das pessoas foram localizadas e estão em terreno elevado”, afirmou o comunicado.

Pelo menos 15 condados foram atingidos pelas enchentes. A informação é de balanço oficial do governo do Texas, que disse também que mais de mil socorristas estão envolvidos na operação de resposta aos efeitos da tragédia.

Cidade no Texas foi tomada por enchente repentina. Kerrville, no centro do estado, foi uma das áreas mais afetadas após fortes chuvas elevarem o nível do Guadalupe. A água invadiu a cidade durante a madrugada desta sexta-feira (04).

Milhares de pessoas estão sem energia elétrica. Segundo o New York Times, pelo menos 3.500 pessoas ficaram sem luz no condado de Burnet County. Em Kerr, 2.700 pessoas estão na mesma situação.

Nível do Rio Guadalupe subiu de 2,1 metros para 8,8 metros em curto intervalo de tempo. De acordo com a CNN, a força da água surpreendeu moradores e equipes de emergência. Vídeos publicados em redes sociais mostram casas e árvores arrastadas pela cheia súbita.

Presidente Donald Trump classificou as enchentes como “chocantes”. Ele afirmou que sua gestão está trabalhando junto ao governador do Texas, Greg Abbott, e que oferecerá ajuda federal ao estado. “Nós cuidaremos deles”, disse Trump a jornalistas nesta sexta-feira (04) à noite.

A primeira-dama Melania Trump prestou solidariedade às famílias das vítimas. “Meu coração está com os pais no Texas neste momento. (…) Estou pensando em vocês e mandando orações por força, conforto e resiliência”, escreveu nas redes sociais.

Chuvas foram mais intensas que o previsto. Tempestades entre a noite de quinta e a manhã desta sexta-feira (04) despejaram volumes muito acima do esperado. As chuvas atingiram dois braços do rio, que se uniram e causaram a inundação.

Moradores tiveram que fugir de barco e passaram até por linhas de energia caídas para se salvar. “Tivemos que dirigir sobre linhas de energia energizadas para sair daqui, porque a única outra maneira de ir era debaixo d’água”, relatou Candice Taylor a uma afiliada da CNN americana.

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias