Acontece neste sábado, 5, a partir das 8 horas, o Dia E do projeto “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas”, que na prática é “a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, com expectativa de 8 mil atendimentos nos 45 hospitais universitários federais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em todo o país”, como informa a assessoria de comunicação da Ufal.
No caso do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas a previsão é de realização de 68 atendimentos – 30 tomografias, 14 ressonâncias magnéticas, 20 aplicações de injeção intravítreo (medicamento usado no tratamento de alguns tipos de câncer) e quatro cirurgias de catarata.
O superintendente do HUPAA, Célio Rodrigues, explica a situação da unidade hospitalar, que é da rede Ebserh:
“Em 2025, desde março que temos feito mutirões que totalizam até agora 451 atendimentos. Com o Dia E, ultrapassaremos os 500 atendimentos. A importância desse programa para Alagoas é termos mais agilidade no atendimento a pacientes que muitas vezes não conseguem pagar algum procedimento na rede privada e dependem totalmente do SUS.”
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), criada em 2011, e administra 45 hospitais universitários federais, com características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.