O Ministério dos Transportes, que é dirigido pelo senador alagoano Renan Calheiros Filho (MDB/AL), obteve o nível mais elevado de desempenho no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, realizado pelo Tribunal de Contas da União para avaliar o grau de resistência de órgãos públicos a práticas ilícitas.
A gestão de Renan Filho na categoria “muito alto”, que é atribuída a instituições “com estrutura sólida de integridade, controles einternos eficazes e forte compromisso com a boa governança”, segundo informa o jornalista Pedro Pupulin na revista “Veja”.
E acescenta: “Essa avaliação é realizada através do sistema e-Prevenção, que exige comprovação documental de cada ação reportada, um modelo que permite verificação direta e imediata, garantindo precisão e transparência na análise.”
No ano passasdo, o Ministério dos Transportes já havia alcançado o primeiro lugar do ranking de transparência ativa da Controladoria Geral da União.
O desempenho do órgão comandado por Renan Filho foi reconhecido por Henrique Barros, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno da pasta:
“Alcançar o nível ‘muito alto’ em um programa conduzido pelo TCU, baseado em critérios técnicos e alinhado a padrões internacionais, mostra que os instrumentos de controle implementados não são apenas eficazes, mas estratégicos”.
O secretário executivo do Ministério dos Transportes, segunda pessoa na hierarquia interna e substituto do ministro, é George Santoro, que foi secretário estadual da Fazenda quando Renan Filho foi governador de Alagoas pormdois mandatos.