Um ataque brutal de um tubarão contra um surfista de 16 anos na Praia de Cabarita, na costa norte de Nova Gales do Sul (Austrália), no domingo (29/6), levou o horror a banhistas e outros surfistas. Um dos que ajudaram o menor a sair da água, quando ainda era perseguido pelo predador, foi o brasileiro Thiago Collel, de 39 anos. Imagens impressionantes mostraram outros surfistas e banhistas correndo para ajudar o adolescente enquanto o tubarão vinha logo atrás.
Thiago relatou ao “Daily Mail Australia” que o braço direito do jovem ficou “pendurado por um tendão”.
“Seu bíceps estava destruído. Era possível ver todos os músculos, carne e osso. Ele perdeu uma quantidade assustadora de sangue. Eu fiquei coberto de sangue”, contou o brasileiro.
@sebbyds Video from Arch and Katy just after a surf in Caba today. Hope 16yo Ashton is ok.
Por sorte, um paramédico de folga estava caminhando na praia no momento do ataque. A vítima sofreu ferimentos graves num braço, numa perna e numa das mãos. O paramédico fez um torniquete para estancar o sangramento excessivo, enquanto aguardava a chegada de uma ambulância.
“Fiquei conversando com ele e ele me contou como lutou contra o tubarão com chutes e socos”, disse Thiago.
O adolescente foi então levado de helicóptero para o Hospital Universitário de Gold Coast, onde foi submetido a cirurgia. Ele permanece em estado grave, mas estável.
Suspeita-se que o ataque tenha sido feito por um tubarão-touro, uma das espécies mais agressivas, de cerca de 2 metros de comprimento.