Por alguns dias, milhares de apostadores na Noruega viveram a ilusão de que haviam se tornado milionários graças à sorte no Eurojackpot. O que parecia ser um dia de sorte para muitos revelou-se um erro técnico causado por uma falha básica na conversão cambial.3
A responsável pela confusão foi a Norsk Tipping, empresa estatal que opera os jogos no país. Na última semana, a companhia anunciou que valores de prêmios foram exibidos de forma incorreta para diversos vencedores. Os sistemas multiplicaram os ganhos por 100 ao converter os valores de euros, repassados da Alemanha, para coroas norueguesas, quando o correto seria dividir por 100.
O impacto foi imediato: dezenas de pessoas acreditaram ter recebido fortunas. Alguns chegaram a planejar reformas, comprar imóveis ou marcar férias. Nenhum valor errado chegou a ser depositado, mas o estrago emocional já estava feito.
— Recebi mensagens comoventes de pessoas que já tinham reorganizado a vida antes de descobrir que tudo era um engano. A elas, só posso dizer: desculpem! Mas sei que é um consolo pequeno — lamentou a então CEO Tonje Sagstuen, em nota.
A crise de credibilidade culminou na renúncia de Sagstuen, anunciada no sábado. No comando da Norsk Tipping desde setembro de 2023 e funcionária da casa desde 2014, ela reconheceu a gravidade da falha.
— Liderar também é assumir responsabilidades quando as coisas saem do controle. Ver a dedicação da equipe tentando resolver tudo me enche de orgulho, o que torna ainda mais difícil dizer adeus — afirmou.
Segundo a emissora TV2, Sagstuen receberá seis meses de salário como compensação contratual. Em comunicado publicado em seu site, a Norsk Tipping reconheceu que vem enfrentando diversos problemas técnicos ao longo do último ano e que abriu uma investigação interna para entender como o erro foi possível e implementar medidas preventivas.