spot_img
HomeMundoBrasileiro em Gaza pede que Lula o ajude a trazer mãe -...

Brasileiro em Gaza pede que Lula o ajude a trazer mãe – 26/10/2023 – Mônica Bergamo

O brasileiro Hasan Said Rabee, que integra o grupo de cerca de 30 pessoas que se encontram na Faixa de Gaza e aguardam sua repatriação para o Brasil, gravou um vídeo em que pede ajuda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que possa também trazer sua mãe palestina ao país.

Hasan relata que há bombas “caindo por todos os lados”, mesmo ao sul da Faixa de Gaza, para onde Israel ordenou que os palestinos se deslocassem, ante uma ofensiva militar ao norte do território. “Morrem 200 crianças por dia. Isso é um absurdo o que está acontecendo. Um massacre, na verdade”, afirma ele.

“O que é pior é que a gente, eu e a minha esposa e duas filhas vamos sair daqui, mas, infelizmente, fico bem quebrado [por saber que] quando eu sair, a minha mãe e minhas duas irmãs vão ficar aqui. Muito triste. Parece que metade do corpo sai, metade do corpo fica aqui. A gente não se sente bem”, lamenta.

Hasan pleiteia, então que o governo Lula inclua na lista de repatriados também os familiares dos brasileiros. Até terça-feira (24), o grupo totalizava 32 pessoas, das quais 22 brasileiras, 7 palestinos em processo de imigração e 3 palestinos que querem acompanhar seus parentes próximos.

“Gostaria muito que o governo federal, o presidente do Brasil, Lula, em especial, entrem nessa ajuda humanitária e coloquem nossos familiares nessa lista [dos] que vão viajar para o Brasil. Eu acho muito importante. Não só a minha família: tem bastante brasileiro que tem familiar aqui”, diz Hasan, em vídeo.

“É absurdo eu chegar lá [no Brasil], vida boa, e a minha mãe aqui, 16 dias sem água, sem luz, sem nada. Vai ficar no sofrimento, não tem ninguém para cuidar dela. Pelo menos eu vou estar ciente de que ela vai estar num lugar seguro no Brasil”, explica.

Como mostrou a coluna, o Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, acaba de enviar recursos para que os brasileiros que se encontram sitiados em Gaza possam comprar mantimentos para a sua subsistência.

Os repasses são realizados em meio ao agravamento da situação no território. Nesta semana, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (Unrwa) alertou que pode ter que suspender sua ajuda humanitária na região, que inclui a distribuição de água e alimentos, por falta de combustível.

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (26), a estudante brasileira Shahed al-Banna, que está em Rafah, ao sul de Gaza, detalha o que foi possível comprar com o auxílio da representação brasileira. “A gente comprou farinha, óleo, azeite, feijão, arroz. Tem verduras, queijo e tal, e xampu”, disse.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias