spot_img
HomeMundoBrasileiro em Gaza faz clamor ao governo por repatriação - 01/11/2023 -...

Brasileiro em Gaza faz clamor ao governo por repatriação – 01/11/2023 – Mônica Bergamo

O brasileiro Hasan Said Rabee, que integra o grupo de 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e aguardam sua repatriação para o Brasil, enviou à coluna nesta quarta-feira (1º) um vídeo em que expressa sua angústia por não ter sido incluído na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira com o Egito.

A liberação parcial ocorre após um acordo mediado pelo Qatar entre os governos de Israel e do Egito. Poderão deixar o território sob ataque cidadãos da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca, além de integrantes da Cruz Vermelha e de ONGs.

“Até esse momento, não existe informação, não temos informação de quando os brasileiros na Faixa de Gaza vão sair. Nenhuma embaixada, nem no Egito nem na Palestina, [deu] informação para a gente quando a gente vai sair daqui”, afirma Hasan.

“Infelizmente, terrível. Bastante cidadãos estrangeiros já saíram da Faixa de Gaza. Até o momento, o Brasil não tem informação. Eu peço ao governo federal para informar quando a gente vai ser liberado, quando a gente vai sair daqui”, diz ainda.

Palestino-brasileiro, Hasan adquiriu sua cidadania porque é casado com uma brasileira. O casal tem duas filhas, ambas nascidas no país. Desde o início da guerra, ele tem relatado as dificuldades enfrentadas, dia após dia, pelos brasileiros que se veem sitiados em Gaza.

“O que a gente passa é um massacre, uma miséria. Minhas filhas estão bem doentes, uma delas está com febre há dois dias. Conseguiu remédio para ela, mas, mesmo assim, a febre não abaixa. A outra está bem assustada, à noite ela caiu no escuro. Ela ouviu a bomba cair. Machucou toda a boca dela, a cabeça dela”, desabafou Hasan, em vídeo gravado nesta quarta.

“O que a gente está passando aqui é um terror. Um massacre, que a gente vê dia a dia. As bombas não param de cair, há bomba por todo lado. Sem energia, sem luz até esse momento. Vai fazer 25 dias, infelizmente, de terror”, disse ainda.

Na semana passada, Hasan recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após pedir que os familiares palestinos dos brasileiros que estão em Gaza também possam ser trazidos ao Brasil.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias