spot_img
HomeMundoArgentina reconhece González como presidente eleito - 02/08/2024 - Mundo

Argentina reconhece González como presidente eleito – 02/08/2024 – Mundo

Depois dos Estados Unidos, a Argentina reconheceu na sexta-feira (2) o candidato de oposição Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, depois que o ditador Nicolás Maduro foi declarado reeleito, em resultado que levantou suspeita de vários países.

“Todos podemos confirmar, sem qualquer dúvida, que o legítimo vencedor e Presidente eleito é Edmundo González”, disse Mondino em linha com um pronunciamento similar do chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken.

A chanceler argentina justificou a posição de seu governo “após vários dias da publicação das atas eleitorais oficiais da Venezuela em resultadosconvzla.com”, o site através do qual a oposição ao presidente Nicolás Maduro divulgou esses documentos.

De acordo com o jornal argentino Clarín, em consonância com essas declarações de Mondino, o porta-voz presidencial, Manuel Adorni, afirmou que “efetivamente o ditador Maduro perdeu as eleições e nunca apareceram as famosas atas onde ele iria demonstrar que havia vencido”.

Dessa forma, a Argentina se une aos Estados Unidos e ao Peru, que também não reconhecem a questionada reeleição de Maduro nas eleições gerais de domingo.

O gesto argentino pressiona ainda mais o governo de Luiz Inácio Lula da SIlva (PT), que por ora mantém a posição de aguardar pela divulgação das atas eleitorais, algo que o ditador afirmou que faria, porém não o cumpriu até o momento.

Nesta quinta (1º), Brasil, Colômbia e México divulgaram comunicado conjunto em que pedem “verificação imparcial” dos números da votação venezuelana.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias