Acredite: o brilho que vem atraindo a atenção de crianças e de idosos (e os deixando completamente “hipnotizados”) nas últimas semanas não vem da tela de um celular. É um experimento físico simples de ser reproduzido — um “pozinho mágico” que parece ter saído de um conto de fadas!
Antes que você se desespere com a lista de ingredientes, já adiantamos que são apenas três:
- Um copo de vidro com água
- Uma lanterna (pode ser a do celular)
- Uma colher de açafrão em pó
➡️Se você seguir as orientações abaixo e apagar a luz do ambiente, verá que se forma uma “chuva” dourada e iluminada dentro do copo. E ainda poderá aprender conceitos como efeito Tyndall e espalhamento de luz.
Olhe só o tamanho do sucesso: entre os milhares de vídeos dessa trend postados nas redes sociais, há o de dois irmãozinhos brasileiros fascinados pelo “pó de pirlimpimpim” (mais de 3,5 milhões de visualizações) e o de uma senhora encantada com o efeito “mágico” (2 milhões de acessos).
Quer testar na sua casa também? Veja o passo a passo e entenda o que está por trás do mistério (não é feitiço, é física):
1- ✨ Separe um punhado de açafrão (ou outro pó semelhante)
“O açafrão é uma boa alternativa, porque é um pó fino de baixa solubilidade e com uma boa densidade para dar o efeito esperado”, explica Felipe Ribeiro, professor de física da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).
“O tamanho das partículas faz com que elas permaneçam suspensas na água por um tempo, antes de se sedimentarem no fundo do copo.”
Sem contar que o tempero é de um amarelo vibrante (no escuro, dá um destaque impressionante).
2- 🔦Ligue uma lanterna embaixo de um copo d’água
Perceba que, ao ligar a lanterna do celular embaixo da base do copo, a luz passa direto pela água limpa (que é um meio transparente).
3- 🥄Jogue uma colher de sobremesa de açafrão na água (e veja a ‘mágica’ acontecer)
Como o pó de açafrão fica suspenso no líquido, a luz vai atingir essas partículas e ser espalhada para todas as direções. O nome desse fenômeno é Efeito Tyndall — o mesmo que observamos em festas, quando canhões de luz são apontados para a fumaça da pista de dança.
- O efeito Tyndall é um fenômeno óptico que se manifesta quando a luz passa por um meio em que há partículas dispersas, como coloides. Nesse processo, o feixe luminoso é espalhado pelas partículas suspensas e torna-se visível.
✏️ Dica para professores
Mara Cristina Pane, superintendente de ensino da Fundação Bradesco, e Naãma Negri, gerente educacional da mesma instituição, dão sugestões para professores: que tal aproveitar o experimento para ensinar noções de física?
Segundo elas, é possível desenvolver os seguintes conceitos:
solubilidade;
dispersão de partículas;
espalhamento de luz/refração e reflexão;
fluorescência.
✨Impossível não captar a atenção dos alunos com um efeito assim.