spot_img
HomeNordesteApagão deixa várias cidades do RN sem energia elétrica

Apagão deixa várias cidades do RN sem energia elétrica

Um apagão deixou várias cidades do Rio Grande do Norte sem energia na manhã desta terça-feira (15). A falta de energia elétrica afetou vários semáforos de Natal e os sistemas de abastecimento de água da Caern em todo o Estado, deixou o comércio às escuras, escolas suspenderam as aulas e celulares ficaram sem internet.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou às 9h30 que o problema foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil MW de carga.

“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, disse a nota do ONS.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) pediu que os motoristas redobrem a atenção no trânsito porque alguns semáforos pararam de funcionar após o apagão. Agentes de mobilidade urbana e equipes de manutenção estão mobilizados para minimizar os transtornos.

O comércio também foi afetado com a queda de energia. “As vendas estão bastante prejudicadas porque a gente trabalha mais com essa parte digital: pix, cartão de crédito, débito, e sem energia a gente não consegue acessar essas ferramentas. A gente fica aberto na esperança de vender em dinheiro, mas atualmente isso representa menos de 20% das nossas vendas”, disse o comerciante Luiz Lázaro da Silva.

Em Mossoró, no Oeste potiguar, Escola Municipal Prof. Manoel Assis suspendeu as aulas após o apagão. “A escola mandou mensagem e mandou buscar os alunos. Precisava de um gerador aqui né?”, disse o auxiliar de serviços gerais, Mário Sérgio, pai de uma aluna.

Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) informou que o apagão afetou os sistemas de abastecimento de água em todo o Estado. “A Caern adotará as medidas necessárias para religar todos os sistemas, assim que a energia for regularizada, e retomar o fornecimento de água, contudo, a parada pode ter uma repercussão de até 48h para completa normalização”.

A CBTU informou que o sistema de trens não foi afetado e funciona normalmente nesta terça (15).



Fonte: Portal Nordeste

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias