spot_img
HomeMaceióAlien da vida real? Animal de 20 braços vive nas águas geladas...

Alien da vida real? Animal de 20 braços vive nas águas geladas da Antártida

Por Clara Ribeiro / Folhapress

Uma criatura com aparência alienígena, dotada de 20 braços longos e finos, vive submersa nas águas geladas da Antártida. O animal, batizado de estrela-pena-morango (Promachocrinus fragarius), é parente das estrelas-do-mar e dos ouriços e foi descoberta em 2023 por cientistas da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade do Alabama, após a análise de amostras coletadas entre 2007 e 2018.

Antes da descoberta, acreditava-se que existia apenas uma espécie de estrela-pena no continente antártico: a Promachocrinus kerguelensis. Mas as análises genéticas revelaram que há pelo menos oito espécies distintas vivendo no fundo do mar do continente gelado.

Quatro delas foram descritas no estudo publicado na revista científica Invertebrate Systematics, em 2023.

P. fragarius chamou a atenção pela forma curiosa de seu corpo, parecida com a superfície irregular de um morango. O animal mede cerca de 20 centímetros de largura, tem coloração púrpura ou vermelho-escura e utiliza estruturas chamadas cirros, semelhantes a pernas, para se fixar no fundo do mar ou rastejar lentamente.

Apesar de parecer uma criatura imóvel, a estrela-pena é um animal ágil. Dependendo da situação, pode nadar livremente ao mover seus braços com movimentos sincronizados. Durante esse processo, também se alimenta, capturando plâncton com filamentos pegajosos.

Descoberta exigiu coletas em diferentes pontos do Oceano Antártico, em profundidades que variam entre 100 e 1.000 metros. Segundo os cientistas, a vasta extensão da Antártica exige um esforço contínuo para compreender toda a biodiversidade presente em suas águas profundas.

Espécie já foi comparada por alguns à criatura facehugger, do filme Alien, dirigido por Ridley Scott. No entanto, no ambiente natural, seu aspecto se assemelha ao de outras estrelas-pena comuns, embora seu corpo seja peculiar entre os crinóides já conhecidos.

“Crinóides como esses dominaram os mares primitivos da Terra, mas foram quase totalmente extintos, junto com cerca de 95% de toda a vida no planeta, durante a extinção em massa do período Permiano, há aproximadamente 251 milhões de anos”, disse reportagem publicada no Live Science.

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias