spot_img
HomeMaceióA brincadeira pública de Lula com Marina Silva também será punida?

A brincadeira pública de Lula com Marina Silva também será punida?

Jornalista Rodolfo Borges:

“Lula fez uma piada nesta quinta-feira, 5, com a forma física de sua ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conhecida por problemas crônicos de saúde.

‘E a minha ministra, que está ali, bem magrinha, dá uma olhada pra Marina. De trabalhar. De trabalhar. Ela saiu do Acre, na Amazônia, pra ver se ficava mais robusta lá em Brasília. Mas dão tanto trabalho pra ela que ela não consegue engordar. Isso é de trabalhar, é de viajar, é de defender, é de tentar cuidar de um país que foi descuidado durante muito tempo’, disse durante viagem à França.

Marina, que estava na plateia, não demonstrou desagrado. Mas isso não é mais necessário, certo? O humorista Léo Lins foi condenado a oito anos de prisão a partir de provocação do Ministério Público Federal, que reivindica, agora, a guia moral da nação — e não tem qualquer senso de humor. Léo Lins tem direito a recorrer da decisão.

Lula incitou preconceito?

A juíza que condenou o humorista disse, na decisão, que ‘as falas do réu consistem em conteúdo que configura os crimes previstos no artigo 20, §2º e 2º-A da Lei n. 7.716/89, assim como no artigo 88 da Lei n. 13.146/2015, pois causam constrangimento, humilhação, vergonha, medo e exposição indevida a pessoas negras, idosas, gordas, portadores do vírus HIV, homossexuais, judeus, indígenas, anões, com deficiências física, intelectuais, nordestinos e moradores de rua, o que consiste no verbo do tipo de ‘praticar’ e ‘incitar’ preconceito’.

Teria Lula incitado preconceito contra o Acre, de onde Marina saiu ‘pra ver se ficava mais robusta lá em Brasília’? A debilidade física da ministra, resultado de malária (por cinco vezes), hepatite e leishmaniose, além da contaminação por mercúrio, chumbo e ferro, se encaixaria no quesito ‘deficiência física’ mencionado pela juíza?

O debate é ridículo. É óbvio que o presidente não fez a brincadeira para humilhar sua ministra diante de uma plateia na França. Assim como Léo Lins não faz seus shows humorísticos com a intenção de humilhar ou depreciar minorias, mas de provocar risadas ao testar limites morais num contexto muito específico, e diante de uma plateia que está disposta a assistir.

As questões sobre a piada de Lula — e de qualquer outra pessoa que fizer uma brincadeira em público — estarão em aberto, contudo, até que a Justiça brasileira derrube a condenação imposta a Léo Lins.

Qualquer alternativa a isso não tem graça.”

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias