spot_img
HomeMundoRei da Espanha dá aval para Pedro Sánchez formar governo - 03/10/2023...

Rei da Espanha dá aval para Pedro Sánchez formar governo – 03/10/2023 – Mundo

Depois de o direitista Alberto Feijóo falhar em sua tentativa de formar um governo na Espanha, na semana passada, o rei do país, Felipe 6º, autorizou Pedro Sánchez, primeiro-ministro interino e líder do segundo partido mais votado nas eleições gerais de julho, a tentar montar uma coalizão ele mesmo. O anúncio foi feito por Francina Armengol, presidente da Câmara baixa do Congresso, nesta terça-feira (3).

Sánchez afirmou que começaria a negociar com as principais legendas já nesta quarta (4) para “não perder tempo”, nas suas palavras. A primeira reunião, segundo ele, será com sua ministra do Trabalho, Yolanda Diaz, líder do Sumar, o grupo de pequenas legendas de esquerda.

“Estou disposto a trabalhar para formar o mais rápido possível um governo de coligação progressista com apoio suficiente para garantir a estabilidade que o país necessita”, disse Sánchez, candidato do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), após o anúncio do rei.

Numa tentativa de angariar apoio, o premiê interino também deve negociar detalhes da anistia de membros da sigla Junts, que foram presos e sofrem processos administrativos após autoproclamarem a independência da Catalunha em 2017. Os diálogos com líderes da legenda têm motivado protestos organizados por apoiadores de Feijóo, contrários à diminuição das penas.

Ainda assim, os separatistas avançaram nos últimos dias. O Junts se uniu à ERC (Esquerda Republicana da Catalunha) para uma nova exigência: que a comunidade autônoma possa fazer um referendo perguntando ao povo catalão se ele aprova ou não a independência. É um ponto complexo para Sánchez, que não pode se comprometer com a demanda, uma vez que a Constituição espanhola veta tal possibilidade.

Com 121 deputados eleitos em 23 de julho, Sánchez e o PSOE contam com os 31 da coligação Sumar e o apoio de outros quatro partidos menores, totalizando 171 votos. É um a menos do que conseguiu o PP em sua investidura. Para conseguir se reeleger para mais quatro anos, portanto, o primeiro-ministro vai precisar dos sete votos do Junts, o único partido que não apoia nem o PSOE nem o PP.

Na sexta (29), Feijóo, líder do PP (Partido Popular), não conseguiu alcançar a maioria necessária para se tornar o próximo primeiro-ministro da Espanha em sua segunda votação de sua investidura ao cargo.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias