spot_img
HomeNordesteFortaleza teve a segunda maior chuva entre cidades do Nordeste, diz Inmet

Fortaleza teve a segunda maior chuva entre cidades do Nordeste, diz Inmet

A cidade de Fortaleza recebeu o segundo maior volume de chuva entre terça-feira (28) e a manhã desta quarta (29), de acordo com boletim Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital cearense foi a única do Nordeste que registrou precipitações.

Segundo o Inmet, a capital cearense registrou 39,6 milímetros. A cidade que mais recebeu precipitações foi Campina Grande, na Paraíba, com 42,2 milímetros.

A previsão para os próximos dias para Fortaleza é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada na manhã de quarta-feira (30). Na sexta-feira (1º), a previsão é de céu encoberto com pancadas de precipitações isoladas. A máxima para os próximos dias é de 32?°C e mínima de 26?°C.

Chuva após 7 meses

Fortaleza voltou a receber chuvas acima de 60 milímetros, após 7 meses, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A última vez que a capital havia recebido precipitações acima de 60 milímetros foi em 27 de abril, quando houve chuva de 78,8 milímetros. Conforme a Funceme, entre segunda-feira (27) e terça-feira (28), choveu em 80 cidades do estado.

O maior registro de precipitação ocorreu no Crato, com 62 milímetros. Em seguida aparecem Fortaleza, com 61,4 milímetros; e Palmácia, 58 milímetros.

As precipitações foram relacionadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema meteorológico que, a depender da posição, colabora para chuvas.

Situação dos principais açudes

O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 25,10% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 54,76%. Já o Banabuiú se encontra com 38%.



Fonte: Portal Nordeste

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias