spot_img
HomeMundoTexas: Menina de 8 anos e diretora estão entre mortos - 05/07/2025...

Texas: Menina de 8 anos e diretora estão entre mortos – 05/07/2025 – Mundo

As devastadoras enchentes no Texas mataram pelo menos 27 pessoas, incluindo nove crianças, e deixaram muitas outras desaparecidas, disse o xerife do condado de Kerr, Larry Leitha.

Uma das vítimas foi Renee Smajstrla, que estava no acampamento Mystic quando a enchente varreu o acampamento de verão para meninas, disse seu tio. O acampamento fica no rio Guadalupe, perto da cidade de Kerrville.

Shawn Salta, de Maryland, confirmou, em um email enviado no sábado ao The Washington Post, que sua sobrinha de 8 anos também está entre os mortos. Anteriormente, ele publicou uma mensagem no Facebook agradecendo “amigos e familiares por todas as orações e apoio”, dizendo que a resposta nas redes sociais “provavelmente ajudou os socorristas a identificá-la tão rapidamente”.

“Estamos gratos por ela estar com suas amigas e vivendo o melhor momento de sua vida, como evidenciado por esta foto de ontem. Ela estará para sempre vivendo sua melhor vida no acampamento Mystic. Por favor, continuem a orar pelas outras famílias em Kerrville.”

Mais de 20 meninas estavam desaparecidas do acampamento Mystic, disse Leitha. Havia mais de 700 crianças no acampamento, e a maioria foi levada para terrenos mais altos, onde aguardavam resgate sem energia elétrica, disse o vice-governador do Texas, Dan Patrick, na sexta-feira (4)

Outro acampamento de verão para meninas, Heart O’ the Hills, informou que sua diretora e coproprietária, Jane Ragsdale, morreu na enchente.

“Estamos de luto pela perda de uma mulher que influenciou inúmeras vidas e era a definição de forte e poderosa”, disse o acampamento em um comunicado na sexta-feira. Acrescentou que o acampamento, que fica às margens do rio Guadalupe, “felizmente” não estava em funcionamento no momento da enchente e que a maioria das pessoas que estavam lá foram localizadas.

Ragsdale foi descrita como “o coração e a alma” do acampamento, onde começou como campista e conselheira e atuou como diretora de programas de 1978 a 1987. Ela é coproprietária do acampamento desde 1976, de acordo com o site do grupo.

Outra mulher, Katheryn Eads, também foi morta, confirmaram familiares e uma ex-colega. “Kathy não conseguiu sobreviver. Seu marido Brian sobreviveu”, disse Shelly McCullough em uma mensagem ao The Washington Post no sábado sobre sua cunhada.

A mãe de Katheryn, Elizabeth Moss Grover, escreveu no Facebook que o corpo de sua filha havia sido recuperado. “Deus a tem agora. Obrigada por todas as orações”, disse ela.

Anteriormente, familiares haviam pedido informações, dizendo que a família havia encontrado seu marido, Brian Eads, mas não conseguia localizar Katheryn. Amy Hutchinson, proprietária e diretora da Olive Branch Counseling and Training, com sede no Texas, disse que Eads havia trabalhado anteriormente na empresa.

“Katheryn era uma esperança e uma luz para todos que a conheciam”, disse ela em um email ao Post. “Uma filha, esposa, mãe, avó, amiga e colega. Ela era uma conselheira e professora exemplar e simplesmente tornava tudo melhor. Katheryn estava mudando vidas.”

O governador do Texas, Greg Abbott, emitiu uma declaração de desastre para 15 condados afetados pelo clima severo: Bandera, Coke, Comal, Concho, Gillespie, Kendall, Kerr, Kimble, Llano, Mason, McCulloch, Menard, Reeves, San Saba e Tom Green. Condados adicionais podem ser incluídos, disse seu escritório em um comunicado na sexta-feira. Mais de mil socorristas estaduais e 15 agências estaduais estão envolvidos na resposta, informou o comunicado.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias