O seminário sobre o novo Plano Nacional de Educação em Alagoas, que se realiza nesta quinta-feira, 3, no Centro Cultural do Sinteal, em Maceió, terá como mediador o deputado federal Rafael Brito (MDB/AL),
O evento faz parte da agenda de escutas públicas da Comissão Especial responsável por analisar o Projeto de Lei nº 2614/2024, que propõe as novas diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira no período de 2024 a 2034.
Brito, que é 3o vice-presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, ressalta o fato de o novo plano dar ênfase à educação inclusiva e especial.
“Precisamos definir as estratégias e o monitoramento para garantir o atendimento às diversidades, com políticas específicas para populações indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, promovendo uma educação pública que respeite e valorize a pluralidade cultural e social”.
O parlamentar, que é relator do Sistema Nacional de Educação, destaca como ponto fundamental para a qualidade do ensino público a limitação das contratações precárias:
“Compreendo que a qualificação desses profissionais é crucial para os avanços efetivos na educação. Valorizando os profissionais, diminuiremos a rotatividade e conseguiremos melhores resultados de aprendizado”.