spot_img
HomeMaceióCamisa do Criciúma congela no frio de SC; massa de ar polar...

Camisa do Criciúma congela no frio de SC; massa de ar polar derrubou temperaturas no Sul

Por TNH1 com Carlos Villela / Folhapress

A massa de ar polar que atinge o Sul do Brasil derrubou as temperaturas para abaixo de zero pelo segundo dia seguido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nesta quarta-feira (2). Nesta manhã, Glauber Recco, torcedor do Criciúma, registrou o momento que a camisa do time congelou com a temperatura de zero grau. A imagem foi feita na cidade de Morro da Fumaça, vizinha de Criciúma, no Sul de SC.

Uma estação de medição em Pinheiro Machado, no sul do Rio Grande do Sul, registrou -9,1°C pela manhã -a temperatura mais baixa do ano no estado, de acordo com a MetSul Meteorologia. 

Também nesta quarta, a temperatura chegou a -6,8ºC em São José dos Ausentes, localizada próxima à divisa com Santa Catarina e considerada a cidade mais fria do Rio Grande do Sul. Em Soledade, no centro-norte do estado, a marca foi de -6,1ºC.

Ainda houve registros de temperatura negativa nas cidades de André da Rocha (-5,4ºC), Monte Alegre dos Campos (-5,2ºC) e Getúlio Vargas (-5,1ºC), na metade norte do estado, e Pedras Altas (-5°C), na divisa com o Uruguai.

Segundo a MetSul, as temperaturas caíram abaixo de zero em ao menos 102 cidades gaúchas, considerando dados do Inmet, de universidades e de estações particulares. Dezenas de cidades tiveram registro de geada pela manhã e de camadas finas de gelo acumuladas sobre carros.

A estação de Pinheiro Machado foi a primeira a registrar uma mínima negativa neste ano no Rio Grande do Sul, com a marca de -0,5°C no dia 28 de abril. Desde então, houve registros de temperaturas negativas em 27 dias neste ano no estado.

São Joaquim, na serra de Santa Catarina, registrou -7,7°C durante o amanhecer, conforme dados do Epagri/Ciram, serviço meteorológico estadual. As mínimas chegaram a -7,38°C em Urupema e -6,14 °C em Urubici. A região teve formação de geada.

Pela manhã, o chafariz na praça central de Bom Jardim da Serra congelou parcialmente e o termômetro no local marcou -6ºC. Já uma medição da prefeitura divulgada pelo Climatempo registrou -10,4°C.

O Sul do Brasil está sob a influência de um fenômeno climático que também derrubou as temperaturas no Uruguai e na Argentina. Desde a chegada da massa polar, houve registro de neve em 16 das 23 províncias argentinas.

Em Porto Alegre, a mínima chegou a 2,1°C durante a madrugada. Até o começo da tarde desta quarta, a temperatura máxima registrada foi de 12ºC.

Na segunda-feira (30), a Guarda Municipal resgatou três menores de idade em situação de vulnerabilidade no centro histórico, uma adolescente de 17 anos, uma criança de 7 e outra de 2 ou 3 anos.

As duas crianças estavam com sinais de hipotermia, e a mais nova estava tremendo e com queimaduras de frio nas mãos e no rosto.

Segundo os agentes que atenderam a ocorrência, elas estavam vestindo roupas finas.

“Testemunhas relataram indignadas que a criança menor havia ficado abandonada por horas antes da chegada do possível responsável”, informou a Guarda Municipal em nota.

Os menores foram encaminhados ao Departamento da Criança e do Adolescente (DECA) da Polícia Civil.

Além da onda de frio, que deve persistir ao menos até sexta-feira (4), a cidade ainda enfrenta a enchente do lago Guaíba, que está em leve recuo e se distancia da cota de inundação após dias de oscilação causada pelas chuvas que atingiram o estado na segunda metade de junho.

Na régua da Usina do Gasômetro, onde a cota de transbordamento é 3,6 metros, o nível caiu 7 centímetros durante a madrugada e chegou a 3,34 metros.

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias