A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (2), a Operação Hipertrofia, com o objetivo de investigar a distribuição ilegal de medicamentos anabolizantes importados em Alagoas. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Arapiraca, no Agreste do estado.
Segundo a PF, a investigação teve início em fevereiro deste ano, após a descoberta de um homem que estaria despachando irregularmente as cargas por meio de uma empresa transportadora. Os medicamentos não possuíam registro no órgão de vigilância sanitária competente.
Durante o cumprimento do mandado, uma das remessas foi apreendida e confirmada como esteroides anabolizantes. A Polícia Federal também encontrou indícios de que os produtos poderiam estar sendo fabricados de forma clandestina.
A origem dos produtos e a possível participação de outras pessoas ainda estão sendo investigadas. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais, com pena que pode variar de 10 a 15 anos de reclusão, além de multa.