O Tribunal Superior Eleitoral realiza, das 14 às 15 horas desta quarta-feira, 2, audiência pública virtual para prestar esclarecimentos sobre as regras do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, o Teste da Urna, que acontece desde 2009.
O juiz auxiliar da Presidência do TSE, Júlio Ferreira de Andrade, é quem vai presidir a audiência de hoje, enquanto os esclarecimentos sobre o procedimento serão prestados pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Júlio Valente.
O Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 vai acontecer de 1º a 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília, e as inscrições para os interessados em participar do evento já estão abertas e proseguem até 18 de julho.
Para participar da audiência on line desta tarde, que poderá ser acompanhada ao vivo por meio do canal da Justiça Eleitoral no YouTube, a pessoa deve enviar sua dúvida para o e-mail [email protected]. .
As urnas eletrônicas e os sistemas de votação e apuração que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2026 também passarão por intensas e rigorosas etapas de fiscalização e auditorias antes, durante e após o processo eleitoral.
O Teste da Urna é uma oportunidade para especialistas em segurança da informação, bem como representantes da sociedade civil avaliarem os sistemas utilizados na eleição para que possam sugerir melhorias e contribuir para o seu contínuo aperfeiçoamento.