O bairro Cidade Universitária terá um novo Centro de Atenção Psicossocial AD III (CAPS AD III). A construção do equipamento já começou e faz parte do pacote de ações previstas no Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS). A previsão é que a obra seja concluída até o final deste ano.
O CAPS AD III terá estrutura para atendimento especializado em saúde mental e dependência química, com capacidade para até 45 pacientes por dia. O projeto prevê 694 m² de área construída obedecendo as diretrizes do Ministério da Saúde, com adequações sugeridas pelo Município para as necessidades locais.
O Centro vai contar com espaços de acolhimento e convivência, salas de enfermagem, farmácia e medicação, quartos coletivos com acomodações noturnas, e áreas para administração, cozinha e refeitório, todos com rampas, piso tátil e espaços adaptados, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência.
Outras obras do PAS
Outras obras que integram o PAS seguem em andamento. No Cidade Universitária, um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) está sendo construído. O espaço terá 3,7 mil m² de área construída e capacidade para atender até 600 crianças, de 0 a 5 anos. O imóvel será entregue 100% equipado ao município.
Já no bairro do Bebedouro, está em execução a reforma de um imóvel para sediar o novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da região. Com área total de 775 m², o espaço vai contar com espaço exclusivo para os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) e do Espaço Flexal. O prédio será entregue equipado ao município.
Sobre o PAS
A adoção de medidas para reparar, mitigar ou compensar os impactos da desocupação nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol está prevista no Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
O Plano de Ações Sociourbanísticas reúne mais de 40 iniciativas que englobam a construção ou reforma de creches, mercados, praças e unidades de saúde, além de medidas nas áreas cultural, social, econômica e urbanística. Parte das ações é executada pela companhia; outras pelo Município de Maceió. O orçamento, custeado pela Braskem, é de R$ 198 milhões, atualizado anualmente.
O plano está organizado em quatro eixos de atuação: políticas sociais e redução de vulnerabilidades; atividade econômica, trabalho e renda; qualificação urbana e ambiental; e preservação da cultura e memória.