A Defesa Civil de Atalaia, na Zona da Mata de Alagoas, informou no início da noite desta segunda-feira (30) que quatro casas foram atingidas por dois deslizamentos de barreira provocados pelas chuvas que atingem a região. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, André Gonçalo, os deslizamentos ocorreram nos povoados Chã da Jaqueira e Vila Davi.
“No povoado Chã da Jaqueira, duas casas foram atingidas, e tivemos que retirar as famílias de outras duas residências que estavam sob risco”, informou Gonçalo.
O segundo deslizamento ocorreu às margens da BR-316, em um ponto conhecido como Vila Davi, onde duas casas também foram afetadas, mas sem danos estruturais. “Neste caso, não foi necessário retirar as famílias”, explicou.
Quanto às famílias atingidas em Chã da Jaqueira, duas foram realocadas para casas de parentes. “As outras duas serão incluídas no programa de aluguel social”, acrescentou o coordenador.
A Defesa Civil segue monitorando a cota do Rio Paraíba, cujo nível apresentou redução nas últimas horas. A Prefeitura de Atalaia havia informado, ainda durante a tarde, que o rio marcava 473 cm na medição realizada às 13h. Embora esteja abaixo da cota de transbordamento e apresente tendência de estabilização, o município permanece em estado de atenção, com vigilância permanente nas áreas de risco.