spot_img
HomeMaceióFamília diz que Xameguinho morreu após sofrer ataque cardíaco fulminante em casa

Família diz que Xameguinho morreu após sofrer ataque cardíaco fulminante em casa

Por TNH1 com Secom Alagoas

Sebastião José Ferreira, mais conhecido como Xameguinho, teve a morte confirmada nesta segunda-feira (30), aos 62 anos de idade. De acordo com a família, ele sofreu um ataque cardíaco fulminante nesta madrugada na residência onde morava, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. O músico, ícone do forró alagoano, deixa um legado para a cultura do Estado.

Ainde segundo informações preliminares passadas pelos familiares, Xameguinho acordou repentinamente com falta de ar e se dirigiu ao banheiro da casa, momento em que sofreu o ataque cardíaco antes que pudesse receber socorro.

Relembre a trajetória

Natural de Atalaia, começou a trilhar sua história no forró pé-de-serra ainda jovem e, em 1979, ingressou no trio Os Pajés Nordestinos, levando o ritmo vento afora nos clubes e eventos da capital alagoana. A carreira de Xameguinho ganhou força com lançamentos em LPs, CDs e DVDs, além de parcerias com grandes nomes da música nordestina.

Além de cantor e compositor, ele foi produtor musical e arranjador do Stúdio Xamego, em Maceió, onde trabalhou para lançar e fortalecer a carreira de talentos de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Parcerias com Kara Véia e Mano Walter

Xameguinho também ficou conhecido ao tocar ao lado do cantor Kara Véia, também alagoano, que nos anos 2000 vivia uma carreira em ascensão ao levar o som das vaquejadas para as rádios de todo o Brasil.

Os dois foram parceiros em vários projetos musicais, entre eles o álbum “A Cara Metade das Vaquejadas”, que inclui sucessos como “Filho Sem Sorte”, “Mulher Ingrata e Fingida” e “Foi Você”.

Xameguinho passou a reforçar o time de músicos do alagoano Mano Walter, contribuindo para arranjos do segundo CD do cantor.

Carreira internacional e incentivo para os alagoanos

O talento do alagoano também foi exibido fora do Brasil. Na década de 90, Xameguinho esteve na Itália, Alemanha, Bélgica e França. Em 1992, na Suíça, se apresentou ao lado de nomes como Elba Ramalho e Emílio Santiago, no Clube Brasileiro da Suíça, em Zurique.

O alagoano também capitaneou a criação de um estúdio, que funciona em Maceió, produzindo artistas alagoanos e de outros estados do Nordeste.

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias