spot_img
HomeNordesteOperação da PF combate exploração ilegal de caulim em município da Paraíba

Operação da PF combate exploração ilegal de caulim em município da Paraíba

Rocha formada por uma série de minerais pode ser usada para a produção dos mais variados tipos de produtos. Suspeitos vão responder também por associação criminosa.

Polícia Federal vai ao local onde a exploração de caulim acontecia em Assunção, Paraíba – Foto: Reprodução/Polícia Federal/Divulgação

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (9) pela Polícia Federal na Paraíba, em meio a uma operação policial que tinha como objetivo combater a extração e a comercialização ilegal de caulim no município de Assunção, na Paraíba.

Trata-se da Operação Pá de Cal, que mobilizou 16 policiais federais. Todos os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Paraíba.

As investigações inicialmente coletaram elementos que apontavam para a provável prática de extração e de beneficiamento de caulim obtido ilegalmente. A partir daí foi produzida uma notícia crime que embasou a operação.

Segundo a Polícia Federal, o nome da operação foi escolhido porque ela se propõe a impedir a continuidade da atividade ilícita.

Os investigados responderão pelos crimes de extração e exploração ilegal de areia e associação criminosa.

Caulim é uma rocha formada por uma série de substâncias minerais, entre elas titânio, e pode ser usado no preparo de papel e de cerâmica e na fabricação de itens variados como materiais refratários, plásticos, borrachas, tintas, adesivos, cimentos, inseticidas, pesticidas, produtos alimentares e farmacêuticos, catalisadores, absorventes, fertilizantes, gesso, cosméticos, produtos químicos, detergentes e abrasivos.

Fonte: g1 PB



Fonte: Portal Nordeste

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias